Translate

sábado, 16 de outubro de 2021

Dia Mundial da Alimentação

16 de Outubro

Dia Mundial da Alimentação
“Faça do alimento o seu medicamento” (Hipócrates).
Analisarmos os hábitos alimentares é o primeiro passo para uma alimentação saudável e melhor qualidade de vida.
A escolha dos alimentos não deve ser determinada somente pelo gosto e pelo prazer, os alimentos devem fornecer nutrientes para o bom funcionamento, boa defesa e resistência do nosso organismo. Assim, uma boa alimentação, está entre as necessidades mais importantes para a saúde, associada a pratica de atividade física.
Para uma alimentação saudável devemos escolher os cereais integrais associados a frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos – boas fontes de vitaminas e minerais antioxidantes além de fibras. Que tal começar o dia com uma salada de frutas com flocos de quinua, uma opção saborosa e nutritiva de café da manhã.
Os óleos vegetais, como azeite, óleo de linhaça, de gergelim, de semente de abóbora, são fontes de gorduras insaturadas, benéficas a saúde do coração e devem ser consumidos diariamente. Experimente substituir a manteiga nos pães integrais por um fio de azeite e algumas folhas de manjericão.
As oleaginosas como castanha do Brasil, nozes, avelãs e macadamias são boas opções para lanches entre as refeições. Faça um mix de oleaginosas e frutas secas como passas ou damascos e leve na bolsa. É uma alternativa prática e saudável para aquela fome do meio da tarde.
As frutas secas como as tâmaras podem ser alternativas ao açúcar. Na hora de preparar um suco ou shake, bata uma tâmara junto para adoçar a bebida de forma natural.
Mantenha seu corpo hidratado, água, sucos de frutas e infusão de ervas são opções.
Evite os alimentos refinados, industrializados, cheios de conservantes, corantes e gorduras trans. Diminua o consumo de sal, frituras, gorduras animais e álcool.
Lembre-se de que bons hábitos alimentares e de vida previnem doenças e garantem saúde!
Flávia Morais
Fonte: site1376956567.hospedagemdesites.ws

Nenhum comentário:

Postar um comentário