Translate

sábado, 9 de outubro de 2021

Dia do Açougueiro

09 de Outubro

Açougueiro
Também se diz "homem do talho".
"A palavra "açougue" é um vocábulo de origem árabe (as-soq), que é completamente vernácula no português lusitano e profusamente utilizada no interior do país.
É rara a cidade, vila ou povoado que não tem uma Rua do Açougue, ou Travessa do Açougue.
O que acontece é que a palavra caiu em desuso em Lisboa e algumas outras regiões do país, onde passou a ser considerada um arcaísmo, sendo substituída por "talho", o local onde se "talha" ou corta a carne, enquanto que o "açougue" original era o local onde também se matavam os animais."

DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO DE AÇOUGUEIRO

SUMÁRIA
Participar do recebimento da carne, proceder verificação da qualidade, fazer o retalhamento das peças, utilizando instrumentos e técnicas apropriadas.
DETALHADA
Acompanhar o recebimento da carne, verificando sua quantidade e qualidade.
Armazenar os diferentes tipos de carne em locais apropriados, para evitar sua deterioração.
Retalhar as peças conforme a necessidade, fazendo o pré-preparo de acordo com o cardápio diário, utilizando-se de equipamentos e técnicas adequadas.
Proceder controles estabelecidos na área de atuação.
Manter a ordem e higiene do local, a fim de evitar acidentes e proliferação de insetos, conservando a qualidade do produto.
Zelar pela guarda, conservação, limpeza e segurança dos equipamentos, instrumentos e utensílios peculiares ao trabalho, bem como dos locais, comunicando qualquer irregularidade.
Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
Fonte: www.unesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário